domingo, 22 de junho de 2014

A melhor forma de queimar gordura - HIIT

É bem verdade que existem várias modalidades com nomes estranhos, que por vezes nem lembram ao menino jesus. No entanto muitas dessas atividades já existem à vários anos mas só agora começam a chegar até nós.
O HIIT, ou High Intensity Interval Training ( Treino Intervalado de Alta Intensidade, em bom Português) foi projetado para aumentar o nível máximo de oxigénio nos atletas, e desse modo conseguir aguentar cargas aeróbias mais ativas e prolongadas, para que se precisasse de menos tempo de treino para atingir os mesmos objetivos.

Apesar do treino HIIT requerer menos calorias devido à sua curta duração, os processos pós-treino induzem o organismo à queima de calorias extra fazendo assim com que se gaste mais energia.
 
O segredo do HIIT consiste em apostar então em treinos muito mais curtos, as sessões podem durar apenas 5 ou 6 minutos dependendo do tipo de método mas o normal é durarem cerca de 20 a 30 minutos - por isso a desculpa de não haver tempo para fazer exercício já não cola e a única pessoa que ainda acredita nisso és tu.
Este treino não é mais do que dar estímulos com intensidade muito forte e de curta recuperação gerando um défice de oxigénio no nosso organismo, desse défice resulta um metabolismo mais acelerado que dura durante horas mesmo depois de se ter terminado a atividade (a isto chamamos de EPOC - excess post exercise oxygen consumption). o HIIT pode ser feito em qualquer atividade, num colchão, numa bicicleta, numa elíptica, com saltos, corrida por exemplo.
Um bom exemplo deste tipo de treino é realizar uma corrida em que durante um minuto a corrida é lenta (ou em passo de caminhada mais rápido) e alternar com 30 segundos de corrida no nível máximo de resistência e voltar ao passo de caminhada rápida por mais um minuto e assim sucessivamente durante 20 ou 30 minutos - acredita que no fim deste tempo vais sentir bem a diferença!

Experimentem e depois digam-nos o vosso feedback!
Em baixo deixamos um quadro para poderem começar a por em prática, podem aplicar a corrida ou outro exercício, quem não quiser sair de casa espreite o vídeo. Na internet encontramos milhentas opções de exercícios para fazer em casa ou não, é tudo uma opção de escolha, não fiques parado!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário