terça-feira, 3 de junho de 2014

O poder do Amendoim!

Seja para acompanhar a cerveja, seja para servir de complemento o amendoim é uma preferência nacional.
Parente do feijão e da soja é um alimento super calórico e por isso um grande aliado para a boa forma (ajuda a promover a sensação de barriga cheia) é extremamente rico em gorduras insaturadas (chamadas gorduras boas, sendo a principal o ácido linoleico), ajudam a elevar os níveis do bom colesterol (HDL) e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

É uma ótima alternativa à amêndoa pelo seu preço mais baixo no entanto o seu grande problema é o de ser um alimento altamente alergénio, pode desencadear bronquite, sinusite, problemas de pele, colite, dores de cabeça etc. 
O seu consumo excessivo aliado a uma dieta desequilibrada pode levar ao ganho de peso, desse modo é importante que a introdução deste alimento na dieta seja bem contabilizado para o cálculo total das calorias ingeridas.
É extremamente rico em Proteína pelo que  o seu consumo é extremamente benéfico quando usado de forma adequada. Existem inúmeras formas de o incluir na nossa dieta de uma forma saudável e saborosa, sendo uma delas a manteiga de amendoim.
Deixamos a receita.. Vamos experimentar? É deliciosa, garantimos.

Ingredientes
- 2 Chávenas de chá de amendoim  (opção: compre amendoim já torrado e salgado e remova as cascas
- 2 Colher de chá de óleo vegetal ou óleo de amendoim
- Pitada de sal (a gosto)

Modo de Fazer

Colocar o amendoim no liquidificador ou no 1,2,3 e adicionar o óleo vegetal ou de amendoim. Triturar até a mistura formar uma pasta com a consistência desejada.
Provar, e adicionar sal se necessário.

Para conferir uma cor mais apetitosa pode torrar-se o amendoim no forno antes de o colocar no 1,2,3 (forno a 300ºC durante 10min). Guardar a manteiga de amendoim no frigorífico para ela fique pastosa e consumir no prazo de um mês.

2 comentários:

  1. Isto está errado
    "é extremamente rico em gorduras saturadas (chamadas gorduras boas, sendo a principal o ácido linoleico)"
    O ácido linoleico, é insaturado, omega-6 -> o que não é assim tão bom no tipo de dieta ocidental, uma vez que temos uma dieta excessiva em omegas-6, o que gera estados protrombóticos (favoravel a trombose). Daí que o ídeal é ser muito moderado neste tipo de óleos.
    Solução? Omega-3 presente em peixe, algas (algumas) e linhaça.

    ResponderEliminar
  2. Caro seguidor, gratos pela correção do erro dado aquando a realização do texto (lapso no IN). Bem sabemos da importância dos ácidos gordos, especificamente o ácido linoleico e o omega3 uma vez que são os únicos que o organismo humano é incapaz de produzir.
    Desse modo é de relevar a importância do consumos de alimentos ricos nestes componentes vulgarmente conhecidos como "ácidos gordos essenciais" sem descurar o rácio omega3/omega6 na dieta para atingir os níveis desejados sem prejudicar a saúde.

    ResponderEliminar