terça-feira, 25 de março de 2014

A dieta Detox e Sumos Detox

Dieta desintoxicante, ou vulgarmente conhecida como Detox é a dieta responsável pela limpeza das toxinas que todos os dias “injetamos” no nosso corpo. Esta dieta elimina os excessos que acumulamos ao longo do tempo pelo cuidado descurado na alimentação, por maus vícios que temos (álcool ou tabaco por exemplo) impedindo que o nosso corpo funcione de forma totalmente eficaz. A principal função desta dieta é tornar as toxinas que acumulamos ao longo do tempo hidrossolúveis, de maneira a que possam ser eliminadas pelo nosso organismo. Basicamente é como se fizéssemos um “reset” ao nosso organismo.
A dieta Detox dura 7 dias em que cada um terá que incluir 6 refeições: quebra-jejum, pequeno-almoço, Almoço, Lanche 1, Lanche 2 e Jantar. O quebra -jejum é sempre um sumo Detox e o pequeno-almoço terá que ser sempre fruta (ao fim destes 7 difíceis dias garantem os especialistas que estaremos completamente renovados). Há ainda quem garanta também que conseguimos atingir bons resultados se passarmos um dia completo à base de sumos Detox.


Sumos Detox, o que são? Como fazer?
Não existe um modelo único ou especifico para seguirmos à risca para fazer um sumo Detox, sendo que o ideal é que os alimentos utilizados sejam biológicos, livres de fertilizantes e pesticidas já que estes vão de encontro ao compromisso da desintoxicação. Quem fizer mais que um dia de Detox aconselhamos a variar os alimentos (para que não se enjoe o sabor) e a não abusar no número de alimentos misturados (em vez que juntar tudo num só dia mais vale misturá-los ao longo dos dias).
Preparação
Como quando queremos fazer algo queremos fazer bem existem alguns ingredientes que devemos misturar sempre para a preparação do Sumo Detox. É certo que podemos misturar o que quisermos ou o que tivermos no frigorífico mas para ser bem feito devemos sempre utilizar estes elementos :
Folhas verdes (até dois tipos):  Couves, espinafres, agrião, salsa rúcula, coentros. Os vegetais verdes são fortes antioxidantes, ricos em ácido fólico, magnésio e ferro.
Fruta (até dois tipos): A fruta é a parte doce do fruto, por isso podemos escolher aqueles que mais gostamos e é o ingrediente responsável pelo açúcar presente no sumo. A maçã (muito rica em pectina, ajuda a minimizar a saciedade e ainda ajuda a regular o trânsito intestinal), os citrinos (ricos em Vitamina C) e os frutos vermelhos (poderosos antioxidantes) são muito bem vindos.
Legumes (até dois tipos): o pepino (composto principalmente por água, cerca de 95%), aipo, abóbora são ótimas opções.
Raízes (apenas um tipo):  beterraba, cenoura etc..
Sementes (apenas um tipo): Linhaça, sementes de chia (são fundamentais para o equilíbrio do organismo,  e são importantes fontes de fibra.

Dicas
Como alguns de nós não gostamos muito do sabor que os vegetais ou o "grupo dos verdes" podem deixar no sumo existem muitas opções para contornar esta particularidade
Hortelã -  pode ajudar a mascarar o sabor das folhas verdes e ainda ajudam a tornar o sumo mais refrescante;
Água de coco ou bebidas de infusões (chás) em vez da água comum para deixar o sumo mais doce ou com um paladar diferente;
Gengibre ou Canela – ajuda a deixar um sabor  especial ao sumo.

Depois de escolhidos os ingredientes é só misturar tudo e beber até ao fim e repetir as vezes que quisermos e bem entender-mos.
Nos próximos post´s vamos deixar algumas receitas de sumos Detox para irem experimentando e para se inspirarem.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário