terça-feira, 18 de março de 2014

Hoje falamos de Proteína Whey

Para mim a Proteína Whey é a rainha dos suplementos, aquela a que somos logo apresentados assim que pomos o pé no ginásio pelas primeiras vezes ou aquela que o nosso "gym partner" nos fala com tanta convicção e sabedoria como se tivesse um doutoramento honoris causa acerca do tema.
Ficamos sempre com a ideia que estamos perante um produto milagroso que nos vai transformar no Hulk de serviço, cheios de músculos e com as veias a saltar, ainda por cima o verão está quase aí e queremos todos ser o Mitch Buchannon da praia mais próxima prontos para correr pela praia fora a espalhar magia.
Mas a proteína Whey esconde muitos segredos, ou será muita sabedoria?
De qualquer forma há muito a saber sobre ela.

 A Proteína Whey, é a proteína extraída do soro de leite durante o processo de transformação do leite em queijo. Existem três tipos de Proteína Whey:
Proteína Concentrada – Proteína whey mais usada, tem um preço geralmente inferior às restantes, maior teor calórico, maior índice de açúcares e geralmente possuem grandes quantidades de BCCA´s, glutaminas devido ao processo de fabrico menos desenvolvido.
 Proteína Whey Isolada – Tem uma concentração de proteínas muito elevada em comparação com a proteína Whey concentrada, com maior grau de pureza de hidratos de carbono e açúcares, óptima para quem pretende emagrecer ou definir.
Proteína Whey Hidrolisada: Aquela que durante o seu processo de fabrico sofreu uma hidrólise. Diz-nos a bioquímica que consiste na quebra das cadeias proteicas originando fragmentos menores, o que facilita a absorção mais rápida pelo organismo.

As vantagens de tomar proteína Whey são inúmeras e os resultados são notórias quase de imediato sendo que o principal benefício é o de promover o crescimento muscular. Possui ainda  acção antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz o cansaço, é ainda de fácil absorção pelo organismo . Assim depois de um treino de carga em que o organismo gastou as reservas e os nutrientes que possui abre-se uma “janela de oportunidades” onde o musculo se encontra mais receptivo a nutrientes proporcionando um alto grau de absorção de proteína e aminoácidos.

Quando tomar?
Existe imensa bibliografia e estudos acerca de quando se deve tomar a Proteína Whey, a meu ver eu ressalvo os dois que considero mais importantes:
 De manhã – Ao acordar, isto porque nem sempre tomamos um pequeno almoço equilibrado e variado e muitas vezes estamos longos períodos sem nos alimentarmos e assim para evitar o catabolismo nada melhor que a Proteína Whey;
Depois do treino  - após um período de desgaste energético para compensar as perdas e aproveitar a janela de oportunidade para conseguir uma melhoria na renovação dos tecidos musculares aquando da sua renovação.

A Proteína Whey engorda ou emagrece?
Desengane-se quem acha que a Proteína Whey é usada apenas para ganhos musculares. Ela pode também ser utilizada para quem quer emagrecer sem perder massa magra uma vez que ajuda a controlar os níveis de açucar no sangue, saciando a fome mais rapidamente. No entanto, quando for tomada de forma descontrolada ou erradamente esta proteína pode engordar.

Para aqueles que são intolerantes à lactose existem disponíveis no mercado inúmeras opções “lactose free” ou “soy protein”.
Há tanto mais a dizer sobre a proteína mas o restante fica para um próximo post. Pesquisem sobre o assunto e informem-se sobre o tema, vejam como o vosso corpo reage depois de começarem a tomar a proteína whey e disfrutem dos resultados.
Vamos a isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário